quarta-feira, 4 de maio de 2011

Breve bibliografia de SHAKESPEARE

peare

BREVE BIBLIOGRAFIA
Willian Shakespeare, (1564 - 1616), dramaturgo e poeta inglês, considerado por muitos o mais importante autor da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental.Seus textos e temas permaneceram vivos até os nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that’s the question (ser ou não ser: eis a questão). Escreveu suas principais obras entre 1589 e 1593. Em 1594, entrou para a Companhia de atores de Chamberlain. No período de 1601 a 1608, produziu as “grandes tragédias”, dentre elas Hamlet, Otelo, Macbeth e Rei Lear. Escreveu 154 sonetos, compostos de três quartetos e um dístico.





Nessa casa na Henley Street, em Stratford-upon-Avon, em abril de 1564 nasceu Willian Shakespeare. Atualmente é um museu.




Casa onde nasceu Anne Hathaway, esposa de Shakespeare. Está situada no condato de Shottery, próximo a Straford-upon-Avon. Essa e a casa onde Shakespeare nasceu e morreu são visitadas por admiradores de todas as partes do mundo.



Shakespeare foi enterrado na igreja da Santíssima Trindade em Stratford-upon-Avon, Warwickshire com seguinte epitáfio: " Bom amigo, por Jesus, obstenha-se de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeite estas pedras, e maldito o que remover os meus ossos."

A maldição no túmulo de Shakespeare
am Shakespeare (1564-1616), o genial dramaturgo inglês, teria impedido a exumação de seus restos mortais, segundo um historiador e arqueólogo, encontrou a maldição escrita na tumba de Shakespeare, no cemitério de uma igreja em Stratford-upon-Avon, ao sul do país. A frase diz: "Maldito será aquele que mover meus ossos".  "Ele tinha uma obsessão incomum por enterros e medo da exumação", o dramaturgo tinha expressado em sua obra a "ansiedade pronunciada depois da morte". "A inscrição é ao menos parcialmente responsável pelo fato de que os projetos para abrir o túmulo de Shakespeare não tiveram êxito.

                                Globe Theatre
Biógrafos século XVIII, sugerem que sua carreira deve ter começado em qualquer momento a partir de meados dos anos 1580. Dizem que ao chegar em Londres, Shakespeare não tinha amigos, dinheiro e estava pobre e arruinado ele foi recebido pela companhia, começando num serviço pequeno, e logo fora subindo de cargo, chegando provavelmente à carreira de ator. Há referências que apresentam Shakespeare como um cavalariço. Ele dividiria seu emprego entre tomar conta dos cavalos dos espectadores do teatro, atuar no palco e auxiliar nos bastidores. Entrou no teatro como ponto, encarregado de avisar os atores o momento de entrarem em cena. O então cavalariço provavelmente tinha vontade mesmo era de atuar e de escrever. Seu talento limitante como ator teria o inspirado a conhecer como funcionava o teatro e seu poeta interior foi floreando, floreando, foi lembrando-se dos textos dos mestres dramáticos da escola, e começou a experimentar como seria escrever para teatro. Shakespeare o tornou um homem rico e sócio do Globe Theatre, um edifício que tinha forma octogonal, com abertura no centro. Não existia cortina e, por causa disso, os personagens mortos deveriam ser retirados por soldados, todos os papéis eram representados pelos homens, sendo os mais jovens os encarregados de fazerem papéis femininos. Em 1597, fontes dizem que ele comprou a segunda maior casa em Stratford, a New Place. De 1601 a 1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever Hamlet, Otelo e Macbeth. Em 1613, O Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça Henry VIII. Shakespeare teria estado um tanto cansado e por esse motivo resolveu se desligar do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava.





2 comentários:

  1. Não consigo enviar e-mail para projetoencenashakespeare@hotmail.com, se puderem me retornar, o e-mail é crisdiza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. afavelaencenashakespeare26 de maio de 2011 às 09:53

    Cris,
    Envie para: murilomelo_5@hotmail.com
    especifique seu interesse: oficina, teste ou equipe técnica
    abraço

    ResponderExcluir