terça-feira, 3 de maio de 2011

Textos para o teste



TEXTOS PARA O TESTE
Observações: Todas as observações (perfis) não são regras são apenas referências que podem ser consideradas ou não. Aconselhamos antes de fazer o teste assistir o filme “Romeu e Julieta” com Leonardo Di Caprio, pois o curta será inspirado nele e ler o livro. O trabalho não terá cachê porém será divulgado amplamente na mídia. Por ser um projeto aprovado pelo governo o ator/atriz terá uma exelente visibilidade. Os atores que forem aprovados teram automaticamente sua vaga garantida em qualquer uma das oficinas oferecidas pelo projeto: com certificado ao fim do proceso, além de uma cópia do material (curta) e declaração de participação. Já existe um roteiro básico para início do trabalho mas ele será construído coletivamente dentro das oficinas oferecidas trazendo a história para o universo da favela.
O curta será filmado em sua maioria na comunidade pacificada da Cidade de Deus em diversos locais. Mas teremos outras filmagens fora da comunidade (praia, parque, shopping etc...) Tenham a certeza que esse curta será um trabalho primoroso pois já temos varios parceiros interessados em ajudar e na sua grande maioria jovens que já fazem cinema. Será uma troca enriquecedora. Sejam bem vindos a nossa história Shakesperiana.

Envie seu material (fotos e currículo) para o e-mail: projetoencenashakespeare@ hotmail.com
aos cuidados de Murilo Melo

Todas as novidades sobre o projeto seram postadas no blog.
Esse é o nosso canal de comunicação de todo o processo de criação. (textos, fotos, comentários etc...)

Escolha o seu texto e boa sorte.

NARRADOR OFF
Perfil: aquele que conta a história de voz marcante

  Duas nobres famílias da bela São Luis igualmente respeitadas, Capuleto e Montequio. Do rancor dessas famílias nascem dois amantes onde o sangue dos rivais mancha as mãos de inocentes. A chocante tragédia do amor desses filhos e a fúria dos pais que não acaba senão com suas mortes. Essa é a triste historia que irão conhecer. O amor que virou eterno de Romeu e Julieta.
(outra cena)
Uma sinistra paz surge essa manhã, Triste o sol não mostrará seu brilho. Alguns serão erros serão perdoados e outros punidos, Pois jamais ouve uma história tão dolorosa quanto à de Julieta e seu Romeu.

TEOBALDO CAPULETO  
Perfil: personagem dramático, vigoroso e forte

  Mas vejam só, que belo pedaço de carne! (pausa e risos) ...Eu sou um belo pedaço de carne (lambe o peito) ...Você sabe qual a diferença entre um cão e um Capuleto?
Não? Eles só sabem latir... (risos) Bando de maricas! Excremento de merda! Vem! Estou a sua disposição. Benvólio! Vem encarar a morte!   Como! Falas em paz com armas na mãos? Paz, paz...odeio essa palavra assim como odeio a ti e todos os montéquios. Seu covarde! (Outra cena) Em fim, sós Romeu, como eu queria e esperava. (pausa) Isso só aumente mais a minha raiva. Garoto de coragem... Pronto para uma estocada? (risos) Romeu! O desprezo que tenho por você não acaba assim com um simples aperto de mão. Prefiro arrancar a minha mão fora do que apertara sua. Seu covarde! Cachorro vou acabar com esse seu rostinho bonito. Você é meu inimigo e sempre será!

CAPITÃO PRINCE 
Perfil: homem de personalidade forte e voz marcante

Vocês Capuletos e Montequios têm perturbado a paz de nossas ruas... Se voltarem a criar problemas os colocarei atrás das grades onde devem ficar os arruaceiros Já estão avisados! (sai)
(outra cena) Vejam a maldição que pesa sobre o vosso ódio. O céu veio matar sua aventura com amor e eu por permitir tal discórdia também perdi meus parentes. Fomos todos punidos. (gritando) Onde estão os causadores disso? Bevolio, quem iniciou esse massacre? (gritando) Chega! ...E quem pagará por todo sangue derramado até agora, só Romeu? (pausa) Todos os culpados pagarão. E Romeu se for encontrado terá o mesmo destino. Por enquanto esta banido desta cidade! Banido! (sai)
(outra cena) Vejam a maldição que pesa sobre o vosso ódio. O céu veio matar sua aventura com amor e eu por permitir tal discórdia também perdi meus parentes. Todos fomos todos punidos. (gritando) Todos fomos todos punidos!

BENVÓLIO
Perfil: personagem jovial e alegre

Que tristeza aflige o meu amigo Romeu? É o amor?  È a falta dele... A falta da pessoa que ama. Há primo... O amor só é duro quando não se enxerga ele. ...É um sonhador. Você esta apaixonado, não é primo? E deve ser por uma bela mulher. Mais cuidado, toda mulher linda vem sempre acompanhada de confusão. E se for não pense nela. É só pensar em outra. (pausa) Ora, olhe para outras belezas. Faz o seguinte Vá ao baile dos Capuletos e verá não só sua amada Rosaline como outras belezas. E quem sabe o cupido te fleche de verdade.

GLORIA CAPULETO
Perfil: mulher perua e extravagante

(grita) –  Julieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeta!!! (grita para ama) Ama, onde esta a minha filha chame-a pra mim. (fala para ama) Ama, deixe-nos a sós, precisamos conversar. (reconsidera) Ama volte aqui!  Conhece Julieta desde bebe precisamos de teu conselho, ama.
Minha querida filha, hoje o belo Dave Paris virá à festa para te ver e quem sabe conquistar o seu amor. Então, esta noite dance com ele e veja se não temos razão. Vá! (Grita)... Julieta ah... Você me irrita! (sai)
(Outra cena)
(zangada e resignada) Não fale comigo. Ele é seu pai, meu marido é sabe o que melhor para nossa família e pronto. Se ele diz pra casar você vai e casa. E pronto.

SENHORA MONTECCHIO
Perfil: mulher serena mãezona mesmo

— Onde está Romeu? Sabes,por acaso? Não suporto ver meu filho assim. Nas manhãs sentado na praça cabeça longe pensamento vagando em suspiros e lagrimas perdidas sabe lá por quem. Depois quando o sol nasce ele foge, recolhe-se em casa, onde se fecha no seu quarto, cerra as janelas, expulsa a luz e assim triste adormece para repetir tudo novamente no próximo dia. Ah...Meu Romeu, meu filho amado porque sofres tanto assim. Que amor arrebatador será esse.

AMA
Perfil: mulher acima dos 40 anos, pode ser gorda,negra, engraçada e meio atrapalhada

Sim senhora... Chamerei Julieta. Sim senhora. Santo deus. Julieeeeeeeta! Corre que sua mãe lhe chama. O menina mais distraida. Mais  foi o mais lindo bebe que já vi e agora uma moça feita. (se emociona) Sua mãe quer que dance com jovem Paris então acho bom obedecer e além do mais... Que belo rapaz senhorita... Tão educado, de família nobre como a sua. Um pedaço de mau caminho. (suspira) Ah...Meus tempos. Vá, vá, vá menina e busque na noite a felicidade do dia.
(outra cena) Fé... Tenha fé minha menina. Acho melhor à senhorita se casar com jovem paris ele é gentil de boa família ...Às vezes a gente só consegue ser feliz no segundo casamento. O primeiro é apenas um ensaio para a felicidade e o coração nos impede de ver a verdade e a razão não. Pense nisso...minha doce menina. Pense.

MERCÚCIO
Perfil: personagem vigoroso, atrevido, dramático, dança imitando uma dreg queen

Hoje é o dia! Patricinhas de luxo me aguardem! Mercúcio esta a caminho! (risos) Preparem-se meninas, uhuuuu!
Caro Romeu você precisa dançar... (mostra convite)
Es um bobo apaixonado, pega as asas do cupido e voa logo até sua amada. Quanto tristeza para alguém tão nobre e além do mais...Se o amor é duro contigo seja duro com ele também. Derrote-o Romeu! (pausa) Os sonhadores se enganam, sonham com donzelas e acordam com feiticeiras! O que elas querem é um príncipe que as ajude! Pois vá! Ensina-lhes a viver Romeu! Elas te aguardam. (repete varias vezes gritando) Vá até elas, vai Romeu! Vai! (pausa para responder a Romeu) Verdade? Eu falo de sonhos. Tão leve substancia como ar e mais inconstante quanto o vento cujo uivar agora acaricia a noite solitária. A noite solitária! Alegrem-se rapazes pois a festa nos espera! (outra cena) Oh Romeu!...Como pode permitir tamanho massacre! Benvólio fica fora dessa que o meu acerto é com Teobaldo e mais ninguém. (ao tomar uma facada) Ah... não, é só um arranhão (levanta a mão gritando) um arranhão! ...um arranhão (começa a rir) É sim (ri)...
A praga das duas famílias me fizeram de carne para os vermes. (grita) A praga das duas famílias! Porque tinha que intervir Romeu, eu fui ferido por baixo do teu braço... A praga das duas famílias... (desfalece) a praga das duas famílias... (abre os braços e cai)

DUELI MONTÉQUIO
Perfil: um personagem engraçado

Preparem-se meninas, uhuuuu! (risos) que hoje eu quero me dar bem. Ensaiei até um passo novo, olha só Romeu. (faz o passo) Não vou arrazar? Vamos amigos! Bando de lerdos (risos) Que o vento nos espera! Chegaremos muito tarde para a comida. Tu sabes o quanto eu gosto de uma boa comida. (passa a mão na barriga)

FULGENCIO
Perfil: homem sério, autoritário e de personalidade forte

 Então minha querida filha, animada com a nossa decisão? (pausa) Como?... Ela se nega, não é grata? Não se julga abençoada por nossa decisão! (pausa para resposta) Ele matou teu primo! Teu primo! Com ele você nunca se casará! Nunca entendeu bem? Nunca! (pausa para resposta)
Então que morra logo! Mais antes se case na quinta! Cala sua resmungona. Você não é da família! (fala para a mãe) Ela é minha filha, vive debaixo do meu teto, quem paga as despesas dela sou eu!  Então ela fará o que eu disser. Quem define o que é melhor sou eu e mais ninguém, entendeu bem minha mulher. Eu e mais ninguém!
(para Julieta) Um aviso! Esteja na igreja na quinta ou nunca mais me terá como pai. É minha filha e se não for, enforca-te, definha e morra nas ruas sua ingrata!

JORNALEIRO
Perfil: Homem, garoto ou rapaz, um personagem pontual que chama atenção em sua atuação, com boa projeção de voz

Extra! Extra! Olha o jornal! Mais uma confusão na CDD quase termina em morte entre Capuletos e Montéquios! Olha o jornal!... Mengão fatura mais um campeonato! Olha o jornal! Obama visita a Cidade de Deus e deixa um cheque gordo na comunidade! Olha o Jornal! Extra! Osama Bin Laden finalmente é morto e americanos comemoram em frente a casa branca! Extra! Extra! Salário minímo agora vai para mil reais! Essa é mentira! (Risos)

ROMEU
Perfil: rapaz (branco ou pardo) bonito, vigoroso, romântico e dramático. Com facilidade para decorar texto.

há amor turbulento, ódio poderoso do tédio que nada consegue acalmar. Nada surge de lugar algum a não ser um amor de forma indefinida e patética. Como pode o verdadeiro amor ser tão tirânico e duro. Por deus porque tudo isso? (pausa) Não fale nada que já sei a resposta, isso não tem só haver com ódio, mas com amor... Amor turbulento, amor de ódio. Nada além de pura vaidade de ambos os lados.
(cena dramática - Romeu gritando a procura de Teobaldo)
Teobaldo! A alma de Mercúrio esta acima de nossas cabeças, prepara-te para fazer companhia a ele!... Ou você ou eu! (Romeu pega a mão e coloca a arma na cabeça dele mesmo) Ou ambos iremos com ele! Ou você ou eu! Ou ambos iremos com ele! (Repete feito um louco Teobaldo corre assustado, Romeu grita e atira em Teobaldo) Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (pausa dramática) eu sou um joguete do destino! Eu sou um joguete do destino!
(cena dramática Romeu vê Julieta morta)
Meu amor, minha esposa, a morte sugou-te o mel da respiração, mas não teve força para tirar tua beleza. Não foste conquistada. A beleza ainda se faz presente em teus lábios em tua face. O pálido estandarte da morte ainda não chegou. Amada Julieta porque ainda es tão bela? Devo acreditar que a morte se apaixonou e te mantém aqui no escuro como amante (a beija) aqui terei o meu descanso eterno lançando mão do triste destino que nos uniu. Olho teus olhos pela ultima vez, braços dêem seu ultimo abraço, lábios... A porta que recebe o ar sele com meu beijo o nosso próximo encontro. Um pacto eterno confirmado com a morte. Se foi o veneno que te tirou a vida é nele que te encontrarei. (toma o veneno) Com um beijo eu morro em paz.

JULIETA
Perfil: Moça delicada, romântica, de rosto angelical. Atriz deve ter facilidade para decorar texto e tom dramático já que é a protagonista. Pode ser negra, mulata ou morena desde que tenha as carecterísticas acima. Pois a intenção inicial é que a Julieta fosse negra com Romeu branco. Mas não descartamos outras possibilidades desde que a Julieta tenha cabelos longos. (loira, parda ou morena)

(rezando) Noite escura traz meu Romeu e quando eu morrer leva-o e transforma-o em pequenas estrelas, pois assim ele tornará o céu mais bonito para que todo o mundo se apaixone pela noite e não venere mais o brilhante sol... Ah, eu comprei uma mansão de amor, mas não a possuo posso vendê-la e não irei desfrutá-la... Ah, que dia em que aguardo o amor que nunca chegará.
(outra cena) Oh... Meu Deus, porque Romeu tinha que tirar o sangue de teobaldo... Ah, coração de serpente por entre flores, nunca ouve um livro de texto tão vil com tão bela aparência... Ah... Porque meu doce Romeu fez tamanha maldade? 
(outra cena)
Nem na igreja de São Pedro nem por São Pedro ele fará de mim uma feliz noiva. Não caso com ele nem morta, pois meu coração já tem dono. Não concordarei nunca com essa decisão. Eu odeio esse tipo de afeto! Meu amor é só de um homem. Romeu. Romeu! Prefiro a morte! Mãe, por favor, interceda por mim...Minha querida mãe por favor me ajuda, retarda esse casamento ou então me enterra com meu primo Teobaldo. O que faço ama? Não diz nada? Uma palavra de conforto. Você fala com a razão e eu sigo o coração. Então que seja feita a vontade de todos.
(outra cena) Frei não disse que podia nos ajudar? Que tudo tem remédio! Se não me ajudar eu prometo que me mato! E me mato agora! (aponta uma arma para cabeça)
Deus não esta comigo agora, pois eu desejo morrer!
Então me de logo antes que cometa uma loucura.
(outra cena) Romeu o que fizeste! O que é isso... Que vejo aqui? Um frasco na mão do meu amor? Foi um veneno que levou seu fim tão prematuro. (sacode Romeu)  Responde Romeu! Responde meu amado! Não sairei daqui jamais até encontrar a mesma solução que procuraste. Beijo seus lábios para ver se tem algo para mim. Eles ainda estão quentes, é possível que algum veneno ainda reste neste boca e me traga enfim a morte. Não me deixou nenhuma gota para mim? (chora) Seu egoista. Bebeste tudo e não me deixasses uma só gota para o meu alivio. Preciso andar depressa antes que me impeçam. Ah! Vejo que carrega uma bendita arma, aquela que me levará mais depressa a sua companhia. Entrego meu destino nas mãos da morte, nessa viajem sem volta ao encontro do meu amado. Romeu me espera... (da o tiro e cai)

PADRE
Perfil: homem bonachão sem caracteristica específica, pode ser meio calvo...que tenha cara de padre.
Meu filho... Fale logo onde esteve e seja mais direto. Se Deus quiser, que seja um dia então que seja hoje. (pausa para resposta) Ah meu são Francisco! Mas que mudança! A Rosalina que amava tanto já foi esquecida? Ah... O amor dos jovens de hoje não esta no coração (olha para suas partes), mas sim nos olhos. (pausa) Mas não te condeno por se apaixonar e não amar meu pupilo (se benze) ...Ah sim, ela conhecia bem o teu amor, sabia a lição de cor. Mas... com devido respeito, se for realmente  para união dessas famílias ajudarei esta aliança. Eu abençôo essa união.
(outra cena) – Que essa união possa abrandar o coração de vossas famílias em nome desse amor sincero e verdadeiro e que ambos encontrem enfim a felicidade. (põe a mão sobre a cabeça dos dois) Romeu aceita Julieta como sua única esposa e promete amá-la e respeitá-la até o fim dos seus dias? Julieta, aceita Romeu como seu único esposo e promete amá-lo e respeitá-lo até o fim dos seus dias? Romeu e Julieta eu os declaro marido e mulher. Pode enfim beijar a noiva.    
(outra cena) Espere minha filha pelo amor de Deus! Pra que tanto desespero! Espere... Talvez tenha uma solução. Se sua atitude é tão drástica que te leva a morte, poderá realizá-la de maneira que possa tirar proveito dela e resolver definitivamente essa situação então te darei esse remédio. Te acalma e me escuta então.
Nem calor nem respiração atestaram que vive cada parte de teu corpo endurecerá e ficará imóvel e fria como morta. Quando te encontrarem assim estará e permanecerá por 24 horas e depois acordará desse sonho. Enquanto isso, mandarei um aviso para teu Romeu contando meu plano e ambos veremos você acordar para uma nova vida com seu amado Romeu. (entrega o frasco com veneno) Toma tua salvação.

PERSONAGENS TRÁGICOS
SENHORA MONTECCHIO, esposa de Montecchio
PÁRIS, jovem nobre que se encanta por Julieta
MONTECCHIO, chefe de uma das casa rivais.
SENHOR CAPULETO, chefe de uma das casa rivais..
ROMEU, filho de Montecchio.
MERCÚCIO, parente do príncipe,(amigo de Romeu).
BENVÓLIO, sobrinho de Montecchio,(amigo de Romeu).
BALTASAR, criado de Romeu.
JULIETA, filha de Capuleto.
TEBALDO, sobrinho da senhora Capuleto..
SENHORA CAPULETO, esposa de Capuleto.
SENHOR CAPULETO, chefe de uma das casa rivais.
ABRAÃO, criado de Montecchio.
SANSÃO,criado de Capuleto
GREGÓRIO, criado de Capuleto.
PEDRO, criado da ama de Julieta.
AMA criada de Julieta.
FREI LOURENÇO, padre franciscano

8 comentários:

  1. Boa noite, tentei enviar email com curriculo e fotos, mas o mesmo voltou!
    Aguardo contato
    leticia.srocha@hotmail.com

    Att
    Leticia

    ResponderExcluir
  2. OLA, BOA TARDE!!!
    TENTEI ENVIAR O MATERIAL, MAS O MESMO COMO A DA PESSOA ACIMA NÃO FOI.
    AGUARDAREI CONTATOS: joffre.soares@hotmail.com

    ATT
    JOFFRE SOARES

    ResponderExcluir
  3. HUGO BENJANINI

    OLA, BOA TARDE!
    ESTOU TENTANDO ENVIAR MEU MATERIAL, MAS O MESMO RETORNA A MINHA CAIXA DE ENTRADA.

    SE POSSIVEL, ENTREM EM CONTATO: hugobenjanini@live.com

    att

    HUGO BENJANINI

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia,
    também encaminhei meu material. Quando copiei o e-mail direto do site percebi que há um espaço entre o @ e o hotmail, assim não sendo possível o envio. Talvez seja isso que esteja dificultando.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Consertei o e-mail e continua retornando. Gostaria muito de fazer parte dessa história. Se for possível, entrem em contato: anacath.vicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. maribaasilio@hotmail.com
    me mandem um email assim que puder! vou participar, quero mto. aguardo;

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu gostaria de saber se o horário é o domingo inteiro ou só de manhã? Se fosse de manhã até que horario mais ou menos? porque eu já faço um outro trabalho aos domingos só que a tarde.

    Att.

    ResponderExcluir
  8. mandem avisos para murilomelo_5@hotmail.com
    e reponderei a todos ja estamos fechando elenco...

    ResponderExcluir